0c9465_e0622b5ec95343958a03e85143f2d231_

CRESCENDO

2016

 

Crescer é desenvolver-se, tornar-se maior, aumentar. Crescendo é fazê-lo de forma continuada, num presente contínuo de crescimento. Crescendo, em termos musicais, é também um crescimento gradual do som.

Crescendo é o nome do primeiro CD da Banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, que marca um desafio de crescimento dos músicos, do maestro, dos directores e de todos os que fazem a associação viver em cada dia.

Para que se vá Crescendo são necessários projectos novos que nos façam evoluir tanto musicalmente, como em espírito de grupo e de realização individual e colectiva. A aposta na gravação de um CD por parte da nossa Banda reflecte precisamente o desafio aos nossos músicos, maestro e directores a trabalharem fora da zona habitual de conforto e arriscarem num projecto que vai mostrar o seu trabalho, saindo para fora de portas da sede e das salas de concerto.


Para a grande maioria dos participantes, esta foi a primeira vez que estiveram num contexto de gravação. O Crescendo levou muitas horas de ensaio, de gravação, de alegria e, por vezes, de frustração, assim como a momentos únicos de companheirismo, diversão, colaboração, a par de uma imensa expectativa quanto ao resultado final.

O Crescendo reflecte aquilo que somos como Banda. É composto por uma forte presença de música portuguesa, quer tradicional quer contemporânea, com temas de compositores da nossa região e da nossa vila, o que muito nos honra. Mostra a versatilidade da Banda com temas do tradicional português ao pop/rock mundial, bem como com a introdução das vozes e de instrumentais menos comuns no panorama filarmónico, como sejam o acordeão e a guitarra eléctrica. Pisca o olho ao passado, homenageando o nosso antigo maestro Estêvão Paulo Pereira, a quem muito devemos, e faz uma vénia ao futuro, com apontamentos de solistas muito jovens formados na nossa escola de música, que sublinham o trabalho formativo e a vitalidade da Banda da SMRO.

Crescendo é o espelho daquilo que somos e do que queremos ser. É mais um passo de uma caminhada longa, que nos deu muito prazer dar e que esperamos orgulhe todos os que nela hoje participam. E que honre todos os que um dia fizeram parte da nossa histórica associação, cujos passos, antes de nós, contribuíram para que chegássemos aqui.