0c9465_7b0669ac5de74e988dfe5503e3f56ac7_

HAPPY MOMENTS | ORQUESTRA JUVENIL DA SMRO

2018

 

A Orquestra Juvenil de Obidos, uma das estruturas musicais da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, foi criada a 3 de Fevereiro de 2010, por iniciativa da direção da coletividade e do maestro da Banda, João Jesus.

Parecendo, à primeira vista, um passo lógico, fácil e de alcance limitado, a verdade é que a Orquestra Juvenil revolucionou a vida da SMRO.

Nasceu com o objetivo de ser um primeiro patamar para os jovens alunos da escola de música, que já demonstravam algum domínio técnico do seu instrumento, fazerem música em conjunto, tendo em vista a sua futura integração na Banda da SMRO. A ideia passava por criar um desafio intermédio que os preparasse musicalmente para esse futuro. Nesta estrutura teriam oportunidade de contactar pela primeira vez com as dinâmicas intrínsecas aos ensaios coletivos, à leitura e interpretação musical conjunta, bem como com as apresentações públicas.

O serão da quarta-feira, anteriormente dedicado ao segundo ensaio da Banda, passou a ser o seu dia de ensaio; investiu-se em reportório adequado ao nível de execução e o plano anual de atividades passou a integrar as apresentações da Orquestra Juvenil.


À medida que foi crescendo, em qualidade e em número de elementos, aumentaram as solicitações
desta Orquestra, que começou a ganhar o seu espaço e a criar a sua identidade própria.

O crescimento foi de tal ordem e com tal impacto que hoje é difícil imaginar a SMRO sem a Orquestra Juvenil - tornou-se num pilar essencial da vida da nossa casa e da juventude do concelho de Óbidos.

Para este crescimento muito contribuiram os maestros, as direções da coletividade, mas também, com um papel central, os jovens músicos e os seus familiares.

Tal como a árvore que não abandona a sua raiz, consciente que foi dessa ligação que a flor e o fruto nasceram, sabemos que os frutos que hoje colhemos têm de seguir o seu caminho, e que temos de voltar ao início, à raiz musical, hoje mais consolidada, com um tronco mais forte, para encetar um novo ciclo, voltar a dar flores e frutos.

O CD que agora se apresenta é a perpetuação dos frutos deste ciclo de 8 anos. É o culminar feliz de um caminho, que fizemos em conjunto, com momentos felizes nos diferentes passos do percurso para chegarmos até aqui.

Happy Moments é a banda sonora deste caminho único percorrido por estes jovens e por todos nós que os acompanhámos.

A todos que contribuíram para este caminho, o nosso muito obrigado!

A vida é feita de pequenos passos e de união. Um por todos e todos pela música podemos tornar o mundo muito mais melodioso e feliz para os que aí vêm.